-
Arquitetos: Iris Schmitt Arquitetura
- Área: 270 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Renan Costantin
-
Fabricantes: Alumasa, AutoDesk, Bazze Esquadrias, Betonart Concretos, Brilia, Caregnatto, Cj Mármores e Granitos, Itália Iluminação, Modelo Vidros, Portinari, Rc Construções, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando eu fui visitar o terreno com meu filho ainda bebê, eu fiquei encantada. A tarde caia, era muito frio, e o sol lavava de brilho só a massa de árvores que ficavam no final do terreno. O desafio foi a implantação se dar sob uma clareira já aberta pelos antigos proprietários do lote, sem derrubar mais nenhuma árvore e aproveitar ao máximo a posição solar para a piscina e a casa.
No lote também nos deparamos com uma ruína de pedra basalto, que era o porão da casa antiga, nela fizemos um recanto no jardim, com pergolado de concreto pré-moldado. A casa é composta por dois volumes empilhados e deslocados, e a leveza se deu pela simetria de fechamentos com materiais distintos da varanda superior, o da esquerda com alumínio preto e o da direita em alvenaria. Cercada pelas araucárias, árvore símbolo da Serra Gaúcha, a altura da casa não ultrapassa o sky line das copas das árvores, de forma que a paisagem abrace a construção.
A implantação é quase que a 45º opostos aos paralelos dos pontos cardeais, isso é a mágica de um terreno rural, onde os índices urbanísticos não são determinantes aos projetos e temos a livre expressão de criar. O desafio não baseia-se mais em números de recuos ou índices, mas sim de respeito, preservação e valorização do entorno natural.